O soundbyte da moda é: "Mudança de Paradigma".
O BENFICA já o conseguiu há duas épocas atrás, quando se "desamarrou" das garras da Olivedesportos através da aposta da BenficaTV nas transmissões dos jogos do Glorioso na Luz e do exclusivo da Premier League, entre outras. O resultado está aí, o 34, o Bicampeonato!
A (nova?) Mudança de Paradigma
Agora o mesmo soundbyte parece existir nos clubes rivais de Lisboa. Pela parte do BENFICA, atingido que foi o "34", que atesta uma estrutura "apta e pronta" a ganhar, vem o nosso líder LFV trazer para a mesa novos desafios.
Há já muito tempo que é conhecida a vontade de apostar na "escola de talentos" (LFV dixit) devido às novas regras da(s) entidade(s) que regulam o futebol. Os fundos são coisas do passado e, essa medida veio afectar o comportamento - financeiro, por não dizê-lo? - dos grandes clubes portugueses incluindo, claro está, o BENFICA.
Essa medida veio, de alguma forma, incompatibilizar as partes nucleares do nosso sucesso recente. Como? LFV quer redução da massa salarial no orçamento encarnado e a consequente aposta na formação. Jorge Jesus, bicampeão, que conquistou 6 troféus de seguidos nestas duas épocas não quer ver o seu trabalho diminuído. Todos sabemos que Jorge Jesus gosta escolher os seus jogadores e não quer ficar com o lhe impõem.
Conclusão: A novela está aí, cheia de capítulos geradores de grandes e contrastantes emoções e - ainda - sem um fim à vista.
Na imagem que trago para este "desabafo" vemos uma fotografia de um prato decorativo que possuo e que se reporta aos magníficos anos 60 do Glorioso e pode ler-se duas verdades universais:
"O Benfica é o melhor do Mundo / Nem todos os portugueses são benfiquistas, mas todos os jogadores do Benfica são portugueses."
"O Benfica é o melhor do Mundo / Nem todos os portugueses são benfiquistas, mas todos os jogadores do Benfica são portugueses."
Tais "dizeres" são o contrário da actual realidade porque estamos inseridos num futebol moderno, que abriu as portas à globalização e, sobretudo, que absorveu as consequências que trouxe a famosa Lei Bosman. Mas, não é por aí que quero ir.
A minha linha de pensamento vai neste sentido: Será que LFV quer um BENFICA em que todos os jogadores sejam portugueses? Eu sei... é um exagero mas, de alguma forma, o seu desejo vai entroncar na vontade de ver mais "formação" no plantel profissional principal.
E assim sendo, será que conseguiremos ser tri-campeões? Fica a pergunta aberta ás vossas opiniões.
P.S.: Se bem se recordam este é um exemplar (meu, no caso) do famoso prato que o vice-presidente do BENFICA, Rui Gomes da Silva mencionou num dos programas da SIC, "O Dia Seguinte".
P.S.S.: Existe uma Mudança de Paradigma lá no outro lado da Segunda Circular mas esse está condenado ao fracasso pelas mais variadas razões, que não importa agora aflorar.
0 comentários