Benfica CarregaBenfica

Benfica: A (nova?) Mudança de Paradigma

19:29:00Paulo Vieira


O soundbyte da moda é: "Mudança de Paradigma".
O BENFICA já o conseguiu há duas épocas atrás, quando se "desamarrou" das garras da Olivedesportos através da aposta da BenficaTV nas transmissões dos jogos do Glorioso na Luz e do exclusivo da Premier League, entre outras. O resultado está aí, o 34, o Bicampeonato!

A (nova?) Mudança de Paradigma

Agora o mesmo soundbyte parece existir nos clubes rivais de Lisboa. Pela parte do BENFICA, atingido que foi o "34", que atesta uma estrutura "apta e pronta" a ganhar, vem o nosso líder LFV trazer para a mesa novos desafios.

Há já muito tempo que é conhecida a vontade de apostar na "escola de talentos" (LFV dixit) devido às novas regras da(s) entidade(s) que regulam o futebol. Os fundos são coisas do passado e, essa medida veio afectar o comportamento - financeiro, por não dizê-lo? - dos grandes clubes portugueses incluindo, claro está, o BENFICA

Essa medida veio, de alguma forma, incompatibilizar as partes nucleares do nosso sucesso recente. Como? LFV quer redução da massa salarial no orçamento encarnado e a consequente aposta na formação. Jorge Jesus, bicampeão, que conquistou 6 troféus de seguidos nestas duas épocas não quer ver o seu trabalho diminuído. Todos sabemos que Jorge Jesus gosta escolher os seus jogadores e não quer ficar com o lhe impõem.
Conclusão: A novela está aí, cheia de capítulos geradores de grandes e contrastantes emoções e - ainda - sem um fim à vista.

Na imagem que trago para este "desabafo" vemos uma fotografia de um prato decorativo que possuo e que se reporta aos magníficos anos 60 do Glorioso e pode ler-se duas verdades universais:
"O Benfica é o melhor do Mundo / Nem todos os portugueses são benfiquistas, mas todos os jogadores do Benfica são portugueses."

Tais "dizeres" são o contrário da actual realidade porque estamos inseridos num futebol moderno, que abriu as portas à globalização e, sobretudo, que absorveu as consequências que trouxe a famosa Lei Bosman. Mas, não é por aí que quero ir.
A minha linha de pensamento vai neste sentido: Será que LFV quer um BENFICA em que todos os jogadores sejam portugueses? Eu sei... é um exagero mas, de alguma forma, o seu desejo vai entroncar na vontade de ver mais "formação" no plantel profissional principal.
E assim sendo, será que conseguiremos ser tri-campeões? Fica a pergunta aberta ás vossas opiniões.

P.S.: Se bem se recordam este é um exemplar (meu, no caso) do famoso prato que o vice-presidente do BENFICA, Rui Gomes da Silva mencionou num dos programas da SIC, "O Dia Seguinte".

P.S.S.: Existe uma Mudança de Paradigma lá no outro lado da Segunda Circular mas esse está condenado ao fracasso pelas mais variadas razões, que não importa agora aflorar. 


Obrigado pela Partilha!

Poderá gostar de

0 comentários

Ser Sempre Benfica

SerSempreBenfica

Um incondicional e fervoroso adepto do Sport Lisboa e Benfica que gosta de ver o Glorioso ganhar e a jogar bom futebol.
Em tempos foi um jogador de futebol e agora gosta de escrever sobre o Benfica do seu coração.


Blogs do Grupo

Formulário de Contacto