Confesso que fui apanhado de surpresa quando tomei conhecimento da notícia da saída de Jorge Jesus do BENFICA e, logo a seguir... fiquei desapontado. E explico porquê.
Jorge Jesus deixa o Benfica
Sabíamos que depois da final da Taça da Liga da última sexta-feira haveria reuniões entre o Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus, e esperava que o vínculo contratual continuasse. Tenho para mim que era algo de normal. Normal, pronto! Havia uma estrutura bem desenvolvida e montada, modelo de jogo consolidado e aproveitamento técnico, exibicional - e financeiro! - dos jogadores profissionais do Benfica.
O desapontamento vem quando a "ficha cai" e logo de seguida passa pela nossa cabeça-nos um milhão de situações pelas quais achamos que é errado, primeiro a saída, depois para onde vai.
Quer se goste ou não de JJ, a verdade é que ele nos últimos 2 anos deu-nos grandes alegrias (6 troféus consecutivos) mas que, ficou curto nas conquistas europeias (Liga dos Campeões) e má sorte e alguma falta de ambição na Liga Europa. Isso ninguém lhe pode tirar.
Agora, esta mudança é uma grande "facada" no BENFICA que em termos desportivos vê-se agora sem o seu timoneiro que leva todo o seu know how para o vizinho rival. Jorge Jesus terá que implementar novamente a sua ideologia, método de trabalho e sistema de jogo, mas o que mais me inquieta, será o confronto directo entre as equipas, porque JJ conhece todas as qualidades e deficiências nos nossos bravos jogadores e jogará as suas pedras explorando essas vulnerabilidades.
Sai também do BENFICA, quer queiramos quer não, a "brand" Jorge Jesus... sim, o homem é uma marca apetecível e não me admira nada, que com ele cheguem novos patrocinadores e investidores para o clube que lhe irá pagar o chorudo ordenado de 6 milhões/ano. É natural que assim seja.
Dizem que é um plano do BdC para aniquilar os seus rivais. A ver vamos.
Em termos desportivos vamos poder tirar teimas desse confronto directo em 9 de Agosto próximo quando se realizar a Super Taça Cândido de Oliveira. Espero que já nessa altura o nosso técnico, será ao que parece Rui Vitória, já tenha tudo bem oleado, montado e preparado para vencer esse primeiro troféu da época 2015-2016.
Na minha opinião um dos motivos que fez Jorge Jesus sair do BENFICA foi de ordem familiar. O seu pai queria-o ver a ganhar a Taça de Portugal e foi-lhe realizado esse desejo na época passada. Agora, seria de o ver a treinar o clube ambos jogaram e... filho que ama o seu pai, tendo esse poder nas mãos, está agora a fazer-lhe a vontade.
Mas há mais para desvendar... num próximo desabafo.
0 comentários