Benfica LigaNOS

Liga NOS 16ª Jornada - Guimarães 0 x BENFICA 2

22:59:00Unknown


O BENFICA desloca-se à cidade berço para disputar mais um jogo importantíssimo para o campeonato, onde os três pontos da vitória serão essenciais nesta longa e difícil caminhada para o tetra.

VSCxSLB

🚨 Já há onze! 🚨 Ederson, Nélson Semedo, Luisão, Lindelöf, André Almeida, Fejsa, Pizzi, Cervi, Salvio, Mitroglou e Jonas.

Destaque para a entradas de Lindelof, Sávio e Jonas a titulares ordenadas pelo mister Rui Vitória que, em sentido contrário, deixa no banco Júlio César, Samaris, André Horta, Zivkovic, Gonçalo Guedes, Rafa e Jardel.

O mister entende que este onze é o mais adequado para levar de vencida a equipa do Guimarães, num ambiente que se espera seja de cordialidade, que os jogadores se comportem como profissionais e não se deixem levar pelo envenenamento constante que tem sido destilado pelos adversários, e que é ventilados pelo media, que só contribuem para derrotar o futebol português, num ano/época em que fomos campeões europeus.

Meu desejo? Espero que este jogo decorra com normalidade.

Já rola a bola!

⌚ 5' - Primeiros minutos de jogo, os vimaranenses estão mais activos no aspecto ofensivo mas sem criar perigo.

⌚ 10' - O BENFICA ainda não pegou no jogo e até ao momento a equipa parece muito apático, com Pizzi a ter que vir muito atrás para pegar no jogo e isso faz com o Guimarães defende muito alto e com alguma pressão, consegue ganhar a bola e fazer jogadas de ataque.

⌚ 11' -   Excelente corte de carrinho de Fejsa, em acção defensiva, numa perigosa saída de ataque do Guimarães.

⌚17' - Substituição - forçada - no BENFICA, sai Fejsa, entra Samaris. Táctica e posicionalmente, a equipa mantém a identidade e as mesmas dinâmicas.
Terá Fejsa se lesionado naquele corte?

⌚ 19' - Já está! Está lá dentro! JONAS! JONAS! GOLOOOOOOOOO! BENFICA! 1-0 Ataque rápido com o grego Mitroglou a ganhar a bola no meio-campo dos locais, desmarca Sálvio na direita que entra na área e já na linha de fundo cruza atrasado para Jonas fazer o primeiro do jogo. BENFICA!!!

⌚21' - Remate à malha lateral da baliza de Ederson é o lance mais perigoso dos locais até ao momento.

⌚ 30' - Desde que o BENFICA assumiu o controle do jogo, logo após aquele ímpetos iniciais das equipas que defrontam o Glorioso,  as jogadas de ataque têm sido bem pensadas com Pizzi a reger a orquestra encarnada como ninguém, é também coadjuvado por Jonas que por vezes desce um pouco para criar desequilíbrios na zona mais recuada dos vimaranenses e, numa jogada bem delineada num ataque rápido o BENFICA fez funcionar o marcador. Vence por 1-0 com todo o mérito quando chegamos à marca da meia-hora.

⌚ 32' - Cartão amarelo para Nélson Semedo por derrubar Soares. Livre para o V. Guimarães.

⌚ 35' - Que grande remate - tipo tesoura - de Mitroglou que Douglas defende para canto. Este muito perto do golo o avançado grego do BENFICA.

⌚ 42' - Jogada rápida de contra-ataque do BENFICA pelo lado direito, após um lance de ataque dos locais, que o árbitro deu a lei da vantagem, o brasileiro Jonas entrega a Mitroglou que na área que faz - com calma e muita frieza - o golo de pé esquerdo. Há pouco ameaçou, agora não perdoou.

⌚ 43' - Lindelof vê o cartão amarelo pela falta sobre Soares, que o árbitro dá a lei de vantagem que depois origina o segundo golo do BENFICA.

⌚ 45' - Intervalo no Afonso Henriques. O BENFICA sai para o intervalo a vencer, me-re-ci-da-men-te, por 2-0! Jonas (19') e Mitroglou (42') fizeram o "gosto ao pé".

Excelente eficácia do BENFICA num jogo que pede isto mesmo - não falhar em claras situações de golo. Atenção! Não se julgue que o BENFICA está a ver jogar ou coisa parecida. Não, o BENFICA está a mandar no jogo e a criar as suas oportunidades para construir um bom resulta e, está à vista, o bom desempenho dos nossos heróis.
Este jogo também pede alta concentração, assertividade, um forte espírito de combate e união, mas acima de tudo revela um grupo que está a dar corpo às instruções do mister para este jogo, por norma, sempre difícil.

Começa a segunda parte em Guimarães não havendo alterações a registar para ambas as equipas.

⌚ 49' -  Jogada pelo lado direito com Soares a cruzar para Hurtado no coração da área, remata  de primeira por cima da barra da baliza de Ederson. Lance muito perigoso podia ter dado golo.

⌚ 52' -  Voo de Ederson a tocar para canto um remate de Hernâni na direita, que parecia um cruzamento, mas o "keeper" atento fez uma grande defesa. Do canto, nada resultou... mas o Vitória entrou bem nesta segunda metade tal como fez nos primeiros minutos da primeira parte.

⌚ 56' - Primeiro remate do BENFICA por Sálvio mas a bola sai frouxa e ao lado da baliza.

O BENFICA está mais posicional, procura controlar o jogo, agora que acabamos de entra na "hora de jogo". Pizzi está posicionado um pouquinho mais atrás, mais perto de Samaris que origina menos futebol pensado em termos ofensivos e mais solidez no sector defensivo.
O Vitória de Guimarães é mais eficaz nas suas incursões ofensivas pelo seu lado direito com André Almeida e Cervi a terem mais trabalho em zonas mais recuadas, mormente o argentino, é claro.

⌚ 68' - Num curto espaço de terreno dentro da área, Pizzi e Jonas trocam a bola e parecem encontrar linhas de passe que ninguém vislumbra em tempo real. Magnifico! Só não deu golo porque... Douglas teve uma boa intervenção.

⌚ 72' - Substituição no BENFICA. André Horta rende Jonas que já mostrava sinais de cansaço. O brasileiro fez uma excelente partida saindo com o seu primeiro golo no campeonato e com a assistência para o segundo golo.

⌚ 75' -  A um "quarto-de-hora" para os 90' regulamentares, o BENFICA continua a controla o jogo e a tentar ser expedito na hora de atacar a baliza dos vimaranenses e, pode-se até dizer que já esteve perto do terceiro. O Vitória, por norma, constrói o seu jogo de ataque pela ala direita mas, apesar de terem existido algumas situações de perigo, só uma de facto tinha o rótulo de "oportunidade de golo".

⌚ 82' - Bonita jogada do Vitória construída com 2 passes que romperam as linhas do BENFICA e, Teixeira remata dentro da área mas o corte do "Capitão" que ocorreu ao lance é exemplar. Passou o perigo. Zivkovic, o sérvio prepara-se para entrar na partida.

⌚ 87' - Substituição no BENFICA. Sai o argentino Sálvio, que realizou uma boa exibição na primeira parte; na segunda esteve mais apagado e entra Zivkovic para o seu lugar.

⌚ 90' - O árbitro da partida dá 4' de compensação.

⌚ 90 +4' - Fim da partida no Afonso Henriques. Vitória do BENFICA por 0-2 num terreno muito difícil.

O resultado foi construído na primeira parte, a melhor do Glorioso nesta partida. Sem dar grandes chances aos vimaranenses - com excepção dos primeiros minutos - o BENFICA jogou muito bem, com um futebol bem pensado e construído por Pizzi que fazia jogar os seus pares à esquerda e direita e, não era de admirar que a dupla atacante fizesse miséria. Assim, Jonas (19') e Mitroglou (42') forma os marcadores de serviço. O BENFICA ia para o intervalo com o jogo "meio-ganho"... sim, porque no futebol, as surpresas são fáceis de acontecer quando não se toma precauções.

Segunda parte, de precauções tomadas e instruídas seguramente pelo mister Rui Vitória, que terá dado instruções a Pizzi para recuar um pouco e ajudar um pouco Samaris, só para travar o (típico) ímpeto inicial dos da casa, só que... Pizzi foi ficando e aconteceram os melhores momentos do Guimarães que até podia ter chegado ao golo, num lance bem delineado.
Com este "recuo intencional" o BENFICA não comandava o jogo mas controlava-o, e sempre que estava na posse de bola entrava no seu meio campo ofensivo em ataques rápidos até que Jonas se esgotou e houve necessidade de refrescar aquela zona. Tacticamente, o mister esteve bem, jogou as melhores "pedras" para este jogo e saiu da cidade berço com 3 pontos bem conseguidos e segue forte na liderança da Liga NOS.

O BENFICA diz "até já!" à cidade de Guimarães pois voltará dentro de 3 dias, num jogo (21h15) a contar para a Taça da Liga CTT onde se decide quem vai passar à fase seguinte (final-four) a disputar no Algarve no final de Fevereiro para se encontrar o #CampeaoDeInverno.

Senso assim e, assim sendo... Saudações Gloriosas!

#ParaMemoriaFutura

   

Obrigado pela Partilha!

Poderá gostar de

0 comentários

Ser Sempre Benfica

SerSempreBenfica

Um incondicional e fervoroso adepto do Sport Lisboa e Benfica que gosta de ver o Glorioso ganhar e a jogar bom futebol.
Em tempos foi um jogador de futebol e agora gosta de escrever sobre o Benfica do seu coração.


Blogs do Grupo

Formulário de Contacto