Decorreram ontem as eleições para a presidência do SPORT LISBOA E BENFICA e, naturalmente, Luís Filipe Vieira for reeleito presidente para o quadriénio 2016-2020 numa eleição de lista única com 95,5% dos votos, entrando assim para o seu quinto mandato.
Orgulho, Honra, Responsabilidade, Ambição, Humildade e Determinação.
Foram estas as palavras-chave do discurso de posse que Luís Filipe Vieira efectuou no Pavilhão Fidelidade após a contagem dos votos. Apesar de ser uma lista única os sócios não tiveram a tentação de ficar em casa e, indo votar, tornam o BENFICA ainda maior.
São mais 4 anos que se prevê de grandes sucessos desportivos ao qual se deve aliar o bom desempenho financeiro, ou seja, pegando nas suas palavras "... baixar o passivo sem comprometer o sucesso desportivo."
Luís Filipe Vieira já está entre os maiores e melhores presidentes que o Glorioso teve na sua história. O trabalho efectuado por LFV desde 2003 (ano em que iniciou o seu primeiro mandato) está reconhecido por todos como sem paralelo, abrangendo todos os sectores da instituição BENFICA, desde o futebol profissional e restantes modalidades amadoras, passando pelo sector económico e financeiro e terminando no sector de cariz social.
Muitas das grandes obras de LFV são visíveis, palpáveis até... tal como o renovado Estádio da Luz, o Caixa Futebol Campus do Seixal (esse "turn away point" do sucesso desportivo), o Museu Cosme Damião, o Pavilhão Fidelidade, entre outras mas... existem outras obras e feitos também de grande importância que reconfortam os nossos corações de apaixonados pelo Glorioso que são - e foram! - as homenagens e apoios aos grandes vultos (vivos e já desaparecidos) do BENFICA. Quem se esquece da homenagem a Eusébio e/ou do total apoio dado a Mantorras e as outras glórias vivas?
Estou em crer que Luís Filipe Vieira irá preparar neste mandato a sua sucessão e... no meu entender, quem estará melhor preparado para obter tal lugar de inigualável destaque na vida desportiva do BENFICA e, porque não dizer, de Portugal será o seu "pupilo" Rui Costa. Sobre esta matéria teremos oportunidade de a aprofundar mais tarde.
Agora é hora de saudar Luís Filipe Vieira como presidente do BENFICA e desejar-lhe toda a sorte do mundo e, se nos é permitido, fazer um pedido... que o BENFICA seja Tetra, Penta, Hexa e Hepta Campeão!
Vê e lê o discurso na integra de Luis Filipe Vieira na sua tomada de posse.
“Tenho muito orgulho em continuar a ser presidente do Sport Lisboa e Benfica.
É uma honra e uma responsabilidade que assumo com um enorme desejo de servir.
Quero começar por saudar o exemplo que os Sócios do Benfica deram hoje.
Com uma única lista a votos, poderia haver a tentação de ficarem em casa, de entender que não valia a pena participar, de entender que, fosse qual fosse o nível de participação, o resultado seria igual. Não seria!
Felizmente, não foi isso que aconteceu. Deram um exemplo extraordinário do que deve ser a participação dos Sócios na vida do Clube.
Os números de afluência às mesas de voto, hoje, são o melhor sinal da vitalidade e da responsabilidade com que assumem a vossa ligação ao Sport Lisboa e Benfica.
O resultado é um sinal de confiança e de reconhecimento por tudo o que foi feito e que desde já agradeço, mas é ao mesmo tempo uma marca de responsabilidade em relação ao futuro.
Assumo essa responsabilidade com a mesma ambição e humildade com que assumi em 2003.
Assumo essa responsabilidade com o otimismo que sempre me acompanhou e com a certeza de que em conjunto – todos nós – vamos alcançar os nossos objetivos.
Os próximos quatro anos têm de ser encarados com a mesma determinação de todos os mandatos anteriores.
O menor descuido, qualquer sinal de conformismo ou de satisfação pelo que já fizemos será também o primeiro sinal de retrocesso.
Já o disse também, quero continuar a aliar o sucesso económico ao desempenho desportivo, quero baixar o nosso passivo sem comprometer o nosso êxito desportivo.
Quero que os Sócios continuem a crescer e que venham fazer parte do nosso dia-a-dia, que participem e reforcem o Clube.
Sem os Sócios, e não me canso de o dizer, nada disto faz sentido.
É tempo de todos aqueles que são adeptos, mas que ainda não são sócios, reforçarem a nossa equipa.
Quantos mais formos, mais fortes seremos. Venham daí e venham depressa!
Foi o empenho e a determinação dos benfiquistas que fez a riqueza da nossa história.
É essa determinação que me faz ter confiança no futuro.
Sou hoje um presidente mais maduro e mais experiente do que quando aqui cheguei em 2003, mas a ambição e a determinação são as mesmas desse ano.
- Conheço as vossas ambições, que são as minhas;
- Conheço a vossa vontade de vencer, que é a minha;
- Conheço as vossas preocupações, que partilho;
- Conheço o que querem para hoje e para o futuro do Benfica;
Os Sócios, hoje, votaram por uma opção clara na continuidade.
Votaram na inovação, na sobriedade; na expansão do Clube, no reforço das Casas do Benfica, na aposta na formação, no futebol e nas modalidades; votaram em todos os valores que nos trouxeram até aqui e que fazem parte do ADN do Benfica.
Temos, e é bom que o diga com clareza, de manter a liderança no futebol português.
Vamos continuar a percorrer um caminho que não acaba, que nunca se completa, e é por isso que todos somos importantes.
Continuemos a trabalhar no sucesso do clube e a preparar o futuro do Sport Lisboa e Benfica!
O Benfica sempre se construiu na pluralidade. Nunca se construiu dividindo. Nunca se construiu separando.
E, sempre que estivemos unidos, os resultados apareceram.
Continuemos assim.
Viva o Benfica!”
0 comentários