Benfica ParaMemoriaFutura

Final Taça de Portugal: BENFICA 2 x Guimarães 1

18:16:00Unknown


Estamos presentes no último jogo da época 2016/17, a final da Prova Raínha, a Taça de Portugal. O clube TETRA Campeão volta a encontrar no Jamor, 4 anos depois, o Guimarães que comandado - na altura - pelo mister Rui Vitória derrotou o BENFICA e levou o troféu para a cidade berço. Agora tudo é diferente, o BENFICA pode conquistar mais uma dobradinha. #VamosBENFICA

SLB x VSC


🚨 Já há Onze! 🚨 Ederson, N. Semedo, Luisão, Lindelöf, Grimaldo, Fejsa, Pizzi, Cervi, Salvio, Raúl e Jonas.

O mister Rui Vitória montou este onze baseado nos últimos jogos do campeonato - porque lhe dá garantias de conquistar este tão ambicionado troféu.
Note-se que este é o mesmo onze que goleou por 5-0 este mesmo Guimarães no Estádio da luz e que garantiu o TETRA campeonato ao BENFICA.

No banco de suplentes estará o Júlio César, André Almeida, Samaris, Filipe Augusto, Carrillo, Rafa e Mitroglou. De fora desta final estão Lisandro, Eliseu, A. Horta e Zivkovic.

O árbitro desta final é o sr. Hugo Miguel, da AF Lisboa.
Em estreia no nosso futebol, será hoje introduzido o video-árbitro que contará com o apoio dos árbitros Artur Soares Dias e Jorge Sousa. Este sistema de visionamento tecnológico serve para ajudar o árbitro principal - em tempo real! - nas suas decisões em determinadas situações de jogo. 

Tudo pronto, começa a partida, sai o Guimarães! ⚽

⌚ 2' - Remate forte e rasteiro de Pizzi de fora da área mas a bola sai ao lado da baliza.

⌚ 5' - O Guimarães parece ter entrado melhor na partida, tentando surpreender o BENFICA nestes minutos iniciais.

⌚ 10' - Canto a favorecer o BENFICA na esquerda, em que Luisão corresponde de cabeça mas a bola saiu ao lado.

⌚ 14' - De uma falta sobre Nélson Semedo na direita, Pizzi "levanta" um livre para a zona do penalti que, por pouco, não deu a Luisão o primeiro golo da partida.

Quinze minutos decorridos desta - abençoada pela chuva! - final o BENFICA já está no comando das operações e tem mais bola e controle de jogo, pese embora, ainda não conseguiu levar perigo sem ser em situações de bola parada.

⌚ 20' - Fejsa a receber assistência da equipa médica devido a uma entrada de Marega, que levou cartão amarelo.
Rui Vitória recebe indicações do relvado que Fejsa vai ter que ser substituído - primeira contrariedade para os Tetra Campeões.

⌚ 24' - Primeira substituição na partida para o BENFICA. Sai, lesionado, Fejsa e entra para o seu lugar o Samaris, que recorde-se está castigado por 4 jogos, mas o recurso interposto pelo BENFICA permitiu que o grego pudesse alinhar na partida. 

⌚ 27' - Ederson, atento, defende junto ao seu poste direito um remate à meia-volta de Hernâni já dentro da pequena área.

Meia hora de jogo na partida com um jogo muito equilibrado, com o BENFICA a ter mais posse de bola e o Guimarães a tentar sair rápido nas transições ofensivas para apanhar a defesa encarnada em contra pé, mas até ver, o marcador mantém-se inalterado.

⌚ 35' - Grimaldo cruza da esquerda mas Sálvio cabeceia fraco. Miguel Silva defende com facilidade.

⌚ 39' - Boa combinação na direita entre Hurtado e Raphinha com este último já perto da área a tentar cruzar mas a bola sai directamente para as mãos de Ederson.

⌚ 45' - Hugo Miguel dá 3' de compensação.

⌚ 45 + 3' - Intervalo no Estádio Nacional. BENFICA e Guimarães estão empatados a zero.

As equipas recolhem aos balneários completamente encharcadas pela chuva que tem caído nesta primeira parte. Quanto ao jogo, tem sido bem disputado e as equipas vão - a espaços - dominado o seu adversário e criaram situações de perigo relativo. As situações claras de golo estiveram ausentes da partida.
O BENFICA tem agora na segunda parte que mudar o rumo aos acontecimentos e, tentar implementar o seu futebol por forma a "desmontar" o esquema vimaranense montado para este jogo.

Recomeça a partida no Jamor, agora é o Glorioso que sai com o bola. 

⌚ 48' - GOLOOOOOOOOOOOO! BENFICA! 1-0 Raul Jiménez, aka El Caballero Águila! Que lindo chapéu após uma bomba de Jonas do meio da rua que Miguel Silva não consegue segurar, e o mexicano, atento e pleno de oportunidade, não perdoou e abriu o marcador no Jamor.

⌚ 53' - GOLOOOOOOOOOOOO! BENFICA! 2-0 por Sálvio! Excelente jogada colectiva do BENFICA, com Nélson Semedo a cruzar milimetricamente para a cabeça de Sálvio que não deu qualquer hipótese ao Miguel Silva.

⌚ 55' - Entrada demolidora do BENFICA neste primeiros minutos da segunda parte! Parece que as instruções do mister Rui Vitória surtiram efeito! Este segundo golo afectou psicologicamente o Guimarães... a não ser que, no imediato, consiga reduzir a vantagem.

⌚ 57' - Livre directo apontado pelo maliano Marega, com a bola a rasar o poste esquerdo da baliza de Ederson.

Este jogo de final de temporada tem sido pautado por lesões musculares: Fejsa, Hurtado e, agora Hernâni tiveram que ser substituídos e, de certa forma, "estragar" os planos dos treinadores Pedro Martins e Rui Vitória.

⌚ 65' - Jonas por pouco não faz o terceiro do jogo e do BENFICA! Grimaldo ganha bem na esquerda e cruza para o brasileiro que cabeceia à barra da baliza.

⌚ 73' - Remate, forte e colocado, de Samaria de fora da área mas Miguel Silva "encaixa" com segurança.

⌚ 76' - Grande perdida para o Guimarães por Teixeira. Raphinha ganha a linha de fundo a Nélson Semedo e Samaris cede canto quando intercepta o remate do avançado vimaranense.

⌚ 78' - Golo do Vitória. Canto da direita com Zungu a antecipar-se a Ederson e a reduzir para 2-1.

Entramos no último quarto de hora da partida e o Guimarães está de volta ao jogo com este golo, diga-se de passagem, merecido. 
O BENFICA tem agora que dominar e controlar o ímpeto do Vitória,  criar as suas oportunidades para resolver a partida. 

⌚ 82' - Segunda substituição no BENFICA, sai Cervi e entra Rafa.

⌚ 86' - Perigo, muito perigo a rondar a baliza do Guimarães. Josué quase compromete na área, mas na sobra, Salvio remata contra o corpo de um defesa do Vitória.

⌚ 89' - Pizzi... tentou picar a bola por cima do redes, já no coração da área, mas a bola sai por ciama da barra. Aguenta coração!

⌚ 89' - Terceira e substituição no BENFICA, sai Jonas e entra Filipe Augusto.

⌚ 90' - 4 minutos de compensação, indicou o sr. árbitro Hugo Miguel.

⌚ 90 + 3' - Perdida incrível de Raul Jiménez que, isolado, remata por cima da barra!

⌚ 90 + 4' - ACABOU! BENFICA! O Glorioso consegue a #dobradinha! Campeonato (36) e Taça de Portugal (26)!

Esta final da Taça de Portugal foi um reencontro com o Vitória de Guimarães, que apareceu "magoado" com o acontecido (derrota copiosa por 5-0) umas semanas atrás no Estádio da Luz, local onde o BENFICA festejou o primeira TETRA Campeonato da sua rica e longa História.
Este jogo era perfeito para os "homens da cidade berço" conseguirem a sua vingança, que diga-se de passagem, era um feito enorme porque tiravam um título ao BENFICA e, num espaço de 4 anos voltavam a ganhar mais uma Taça de Portugal e, com toda a certeza entrariam na história deste futebol.

O jogo na primeira parte foi bastante competitivo e, em certas alturas, ora pendia para uma das equipas ora para outra mas, sem grandes ocasiões de golo, pelo que o nulo ao intervalo aceitava-se com naturalidade.
Na segunda parte, uma entrada fantástica - e dois golos conseguidos! - o BENFICA pôs completamente "knock out" os comandados de Pedro Martins e, parecia que não haveria mais nada a fazer, que as contas já estavam feitas mas, um golo de canto após uma grande ocasião de perigo que reduziu a vantagem voltou a dar ânimo ao Vitória mas, na tentativa de conseguir o empate a equipa "partia-se por completo" e, o BENFICA, só não conseguiu mais golos porque foi manifestamente infeliz.

Apito para o final da partida, alegria nas bancadas porque o BENFICA conseguia mais um título! Por norma, nestas festas da conquista existe sempre um par de jogadores que fazem a sua despedida dos adeptos, como será por exemplo, o caso de Ederson, Lindelöf e até mesmo Nélson Semedo. O imperador Júlio César parece que também está de saída, enfim... é um daqueles momentos em que as emoções andam num louco carrossel e, a páginas tantas, estamos a chorar de felicidade e de tristeza praticamente ao mesmo tempo. É complicado, mas o futebol é exactamente isto - o turbilhão de sentimos que impele a um adepto.

E pronto! Chegou ao fim mais uma época coroada de sucessos em, praticamente, toda a linha.


Na agenda - do futebol - segue-se a 10ª edição da Taça das Confederações... e lá vamos nós apoiar o nosso Portugal rumo a um título inédito e histórico.

Quanto ao Ser.Sempre.BENFICA resta-me agradecer o V/ apoio ao longo desta época que foi, simpesmente, fantástico! Gostei muito de ver e acompanhar o blog a crescer e a atingir uma meta que não tinha imaginado, por isso, estamos todos de parabéns!

Como sabem, o foco deste blog é enaltecer o BENFICA e deixar lá num cantinho da internet, os feitos alcançado pelo Glorioso... para memória futura!

Fiquem bem... Saudações Gloriosas!

Obrigado pela Partilha!

Poderá gostar de

0 comentários

Ser Sempre Benfica

SerSempreBenfica

Um incondicional e fervoroso adepto do Sport Lisboa e Benfica que gosta de ver o Glorioso ganhar e a jogar bom futebol.
Em tempos foi um jogador de futebol e agora gosta de escrever sobre o Benfica do seu coração.


Blogs do Grupo

Formulário de Contacto